SESSÃO DE 06/03/2012

27/04/2012

O SR. DONATO (PT) – (Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, público que nos acompanha pela TV Câmara São Paulo, o nobre Vereador Chico Macena, Líder da bancada do PT, fez uma importante fala hoje, nesta tribuna, mostrando o abandono e a falta de planejamento da Administração Municipal.

Hoje São Paulo, como bem disse o nobre Vereador Chico Macena, viveu um dia de caos no trânsito sem ter ocorrido nenhum fato relevante: não choveu, não houve nenhum acidente nas Marginais ou avenida importante, mas tivemos, às 11 horas, 159 quilômetros de congestionamento. Por que isso aconteceu às 11 horas? Por que o horário de pico se estendeu. Normalmente, esse horário acaba por volta das nove, dez horas, mas hoje se estendeu até as 11 horas e quem andou pela Cidade sabe que até agora temos reflexos disso.

Uma medida mal planejada, impensada, sem discussão com a cadeia produtiva fez com que os caminhões que entram na Marginal Tietê ficassem represados na Via Dutra até as nove horas e depois entrassem todos ao mesmo tempo, gerando uma situação de paralisia da Marginal Tietê, que se espalhou por toda a cidade de São Paulo, inclusive pela zona Sul. Eu vim de lá, pude observar a zona Sul parada desde cedo, sem que nada relevante tivesse acontecido no caminho.

Isso é mais uma demonstração da falta de planejamento, da falta de cuidado, da falta de gestão, e a Cidade vem sofrendo com isso faz tempo. São oito anos. Primeiro, com um prefeito que só queria ser Presidente da República; agora, com um que só se preocupa em criar seu partido, negociar seus espaços no Governo, em oferecer secretarias. Mas, no que se refere a cuidar da Cidade, que é o certo, o trabalho é muito pouco. S.Exa. não cuida.

Então, temos uma Cidade cada vez mais abandonada, mesmo com muitos recursos. Existem mais de cinco bilhões em caixa, mas os investimentos estão parados. Quer dizer, há muito pouco investimento na cidade de São Paulo, apesar do dinheiro em caixa. Infelizmente, essa situação afeta o cotidiano do paulistano.

O nobre Vereador Claudinho fez referência a uma visita que realizamos na região de Brasilândia e da Freguesia com o Sr. Fernando Haddad. Fomos muito bem recebidos nos equipamentos públicos que visitamos, é verdade, mas pudemos observar situações muito ruins. No dia da visita, por exemplo, o semáforo em frente ao Terminal Vila Nova Cachoeirinha, entre as Avs. Inajar de Souza, Deputado Cantidio Sampaio e Itaberaba – um cruzamento muito importante na entrada de Brasilândia e de Cachoeirinha – não estava funcionando. Nesse dia, chegamos por volta de 17 horas e saímos por volta das 20 horas. Falar que havia chovido é forçar, pois havia garoado umas horas antes. E o semáforo ficou apagado por várias horas, sem nenhum marronzinho em frente ao Terminal Vila Nova Cachoeirinha.

Mais grave que isso foi o episódio que ocorreu na Av. Vereador José Diniz: um ônibus passou por cima de um carro, porque o semáforo estava apagado. O Sr. Prefeito culpou o motorista, e ninguém está aqui para tirar a culpa dele, porque o motorista que conduz um coletivo, um transporte público de muita capacidade tem de ter cuidado. Mas a Administração Pública deixar um semáforo desligado por várias horas numa avenida importante, sem nenhum marronzinho? Isso não significa falta de responsabilidade da CET e, por conseguinte, do Sr. Prefeito? Porque não é um, dois ou três casos, são centenas de casos de abandono na Cidade e, em particular pela CET.

Hoje a CET está muito mal administrada, está nas mãos de coronéis, que só sabem dar ordens, não sabem discutir, ouvir, construir e planejar. Na verdade, a CET, apesar de seu orçamento este ano ser maior do que no passado , está, cada vez mais, sucateada. Basta ver a situação das avenidas e da sinalização do trânsito na cidade de São Paulo; basta observar o do papel dos marronzinhos. O número de marronzinhos é muito pequeno para a nossa frota, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Atualmente existem mais de seis milhões de carros e o número de marronzinhos permaneceu igual, apesar de o orçamento da Prefeitura ter triplicado em valores nominais em relação a 2004 e duplicado em valores reais.

O orçamento dobrou, mas os investimentos necessários não foram feitos, porque não há um Prefeito atento para a cidade de São Paulo, que se preocupe com ela. Evidentemente, S.Exa. é político e tem todo direito de ter sua vida político-partidária, mas esta tem de ser dosada em relação ao seu desempenho como gestor do município. Hoje essa balança está muito desequilibrada. O Sr. Prefeito preocupa-se apenas com a política, e a Cidade e sua gestão estão completamente abandonadas.

Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*