SESSÃO DE 01/10/2010

01/10/2010

O SR. DONATO (PT) – (Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, no ano passado aprovei nesta Casa uma lei que cria o Jovem Monitor de Turismo e o Jovem Monitor de Cultura. Uma lei que teve o apoio de todos as Sras. e Srs. Vereadores e que aponta para uma perspectiva de profissionalização para a juventude que, muitas vezes, não tem perspectiva de uma profissão e carreira.

A partir da lei, fizemos gestão com a SPTuris que validou uma proposta de curso e conseguimos no Ministério do Turismo um aporte de recursos importantes que permite, neste semestre, a qualificação de 1.200 jovens da periferia de São Paulo.

Fiquei feliz, pois, na segunda-feira passada, tivemos a aula inaugural para esses jovens da periferia da Cidade que estão se qualificando para Jovem Monitor de Turismo. É um curso que tem quatro áreas: cidadania, noções de inglês, noções de informática e noções de turismo na cidade de São Paulo.

A partir desse curso é possível também que eles se valham de uma lei federal, a Lei do Jovem Aprendiz, que reserva 5% das vagas das empresas que têm mais de 50 funcionários para jovens aprendizes. Então, um hotel que tenha mais de 100 funcionários, tem de contratar 5 jovens aprendizes. Com essa qualificação poderemos colocar esses jovens e abrir as portas num mercado de trabalho numa área em que a cidade de São Paulo é carente de mão de obra qualificada.

São Paulo é o principal destino turístico do Brasil, não é o Rio de Janeiro, Salvador ou as praias do Nordeste, é a cidade de São Paulo. Evidentemente, com o turismo diferenciado, chamado turismo de negócios, feiras e eventos.
Esse turismo que traz milhares de pessoas para São Paulo e que precisa, cada vez mais, de mão de obra qualificada. Afinal, teremos também a Copa do Mundo e as Olimpíadas que darão um novo salto nesse setor em São Paulo. Mas, hoje já é importante que tenhamos a qualificação dessa mão de obra.

Segunda-feira passada houve, na Associação Atlética do Banco do Brasil – que cedeu gentilmente um espaço – uma aula inaugural, com a presença do Ministro interino do Turismo, Dr. Mário Moises e que contou também com a presença dos representantes do São Paulo Convention Bureau que representa todo trend de turismo na Cidade. Precisamos ter um grande evento com depoimentos emocionantes daquela juventude que já começou a fazer esses cursos e que está agarrando essa oportunidade com muita fibra, garra, disposição e vontade de progredir na vida.

Percebemos quanto falta ainda para que possamos ter a inclusão dessa juventude pobre da periferia, que agarra qualquer oportunidade que aparece. Essa oportunidade está sendo agarrada por 1200 jovens de vários bairros da periferia. Há jovens da região da Viela da Paz, na super quadra Morumbi, Parque Fernanda, Parelheiros, zona Leste e Taipas.

Dito isso registro que há alguns momentos da vida Legislativa que ficamos especialmente felizes. Um deles é quando conseguimos materializar um projeto, que não é só uma lei no papel, mas, de fato, modifica a vida das pessoas e nos sentimos recompensados por esse trabalho, que é difícil, árduo. É um trabalho, muitas vezes, de uma maturação longa, diferente do Executivo, que você tem a caneta na mão, decide e realiza. Aqui é todo um espaço de convencimento e de articulação política para que alguma coisa possa virar realidade.

Ficamos muito felizes de ver que, neste primeiro curso, temos 1200 jovens nesse semestre, mais 1200 já acertados para o semestre que vem. Essa é uma ação Legislativa combinada com uma articulação governamental que envolveu a Prefeitura e o Ministério do Turismo e que pode gerar um impacto na vida dessa juventude.
Estou aqui para registrar esse momento e agradecer a todos os Vereadores da Câmara que aprovaram essa lei e para dizer que ela está em pleno êxito, transformando a vida de alguns milhares de jovens da periferia.

Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*