São Paulo celebra os 50 anos da “Pedagogia do Oprimido”

Homenagem ao educador Paulo Freire e à sua obra-prima, que chega ao seu cinquentenário atualíssima, acontece no dia 29 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo.

A obra-prima de Paulo Freire, escrita no exílio no Chile, em 1968, chega ao seu cinquentenário atualíssima. Ela teve e continua tendo um impacto mundial nos campos da educação, da política e da cultura. Pela enorme importância da obra freiriana, a Unesco considerou “Patrimônio Documental da Humanidade” o acervo de Paulo Freire e incluiu-o no programa “Memória do Mundo”.

Somada à celebração dos 50 anos da Pedagogia do oprimido, recentemente, em 29 de junho de 2018, Paulo Freire foi declarado “Patrono da Educação Paulistana”. Os vereadores que elaboraram o PL que resultou nessa declaração, Toninho Véspoli e Antonio Donato, destacaram, no documento, as inúmeras contribuições de Paulo Freire como educador e pedagogo, considerado um dos intelectuais mais notáveis da pedagogia mundial.

A melhor maneira de comemorar os 50 anos da Pedagogia do oprimido é utilizá-la como instrumento de luta nos dias que correm, quando uma onda neoconservadora ameaça o mundo.

O mandato do vereador Donato, o Instituto Paulo Freire e a Escola do Parlamento convidam a para a homenagem a Paulo Freire no dia 29 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo.

Programação 

– 14h às 15h30 – Acolhimento Cultural – Paulo Roberto Padilha e Lutgardes Costa Freire – Auditório Freitas Nobre

– 15h30 às 17h30 – Círculos de Cultura – Paulo Freire na educação do município de São Paulo – Sonia Kruppa, João Wanderley Geraldi, Sonia Couto e Cileda dos Santos SantAnna Perrella

– 18h às 19h – Exposição Projeto Memória – Instituto Paulo Freire – Fundação Banco do Brasil

– 19h às 21h – Sessão Solene – 50 anos da Pedagogia do Oprimido – Antonio Donato, Humberto Dantas, José Eustáquio Romão, Ladislau Dowbor, Moacir Gadotti, Selma Rocha e Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire)

– 21h – Lançamento do livro – Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti e Martin Carnoy, orgs.

Inspirados em dois momentos importantes da história da educação – 50 anos da Pedagogia do oprimido e 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba – este livro, Reinventando Freire, revisita Paulo Freire a partir da práxis de uma instituição criada por ele e que, há 27 anos, continua reinventando seu legado e reafirmando a atualidade do seu pensamento.

Neste livro foram reunidos diferentes olhares que revelam a trajetória de uma instituição em permanente busca de uma práxis pedagógica emancipadora. O desejo de compartilhar a caminhada, apresentando experiências acumuladas ao longo desses anos, está acompanhado do desejo de ampliar a reflexão, de inspirar e ser inspirada por todos aqueles e aquelas que acreditam no papel da educação para a justiça social.

…………………

Com informações do site do Instituto Paulo Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*