Obra de Paulo Freire completa 50 anos e recebem homenagem

Uma obra revolucionária e ainda contemporânea. A frase sintetiza o que representa o livro Pedagogia do Oprimido, escrito pelo educador e filósofo Paulo Freire. O trabalho está completando 50 anos.

O livro trata do papel conscientizador da educação, abordando a relação entre a liberdade do indivíduo e a superação dos obstáculos que surgem à sua frente ao longo da vida.

Para comemorar o cinquentenário da obra, escrita por Freire no Chile, país em que viveu exilado, o vereador Donato promoveu Sessão Solene na noite de quarta-feira (29) no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença de dezenas de pessoas.

Antes da sessão, o mandato do vereador e a Escola do Parlamento promoveram oficinas de atividades que abordaram a produção acadêmica de Paulo Freire, que foi secretário da Educação na Prefeitura de São Paulo na primeira gestão do PT no comando do Executivo.

Participaram do evento Moacir Gadotti, presidente do Instituto Paulo Freire, José Eustáquio Romão (fundador do IPF), Selma Rocha (Fundação Perseu Abramo) e o vereador Eduardo Suplicy, entre outros. Todos destacaram a importância do livro.

Durante a sessão o vereador Donato contou que, quando cursava o ensino médio, Pedagogia do Oprimido foi a obra escolhida por ele e outros alunos como tema de um grupo de estudo. Donato e o vereador Toninho Vespoli (PSOL) são autores da lei municipal 16.948/18, que declara Paulo Freire Patrono da Educação Paulistana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*