Uma campanha internacional está mobilizando organizações de todos os continentes para a nomeação da Brigada Henry Reeve de médicos cubanos ao Prêmio Nobel da Paz.
O mandato do vereador Donato também se se somou à campanha. O parlamentar apresentou um projeto (PR 15/2020) criando na Câmara Municipal a Frente Parlamentar em apoio à indicação da Brigada Henry Reeve para o Nobel da Paz de 2021.
“O reconhecimento do respeito ao ser humano e a entrega para salvar vidas fizeram dos Médicos Cubanos uma referência internacional de solidariedade”, explica Donato na justificativa do projeto.
Na luta contra o Covid-19 os médicos cubanos estiveram na Itália, no início deste ano, desempenhando importante assistência à população local, bastante atingida pelo coronavírus.
No Brasil, o Programa Mais Médicos, implantado no governo da presidenta Dilma, se valeu de muitos dos profissionais cubanos para chegar às regiões de extrema pobreza. O programa atendeu 60 milhões de brasileiros em cerca de 3.600 municípios.
Com profissionais especializados em epidemia graves e ouras experiências médicas, a Brigada Henry Reeve atua há mais de 15 anos. Seu nome é uma homenagem ao jovem norte-americano Henry Reeve que, no século XIX, esteve em Cuba e participou de lutas pela independência da ilha.