Donato preside comissão que cobra verba para a cultura

A Comissão de Estudos sobre o orçamento destinado à Secretaria Municipal da Cultura, instalada na Câmara Municipal de São Paulo, realizou sua primeira reunião na quinta-feira (6/4). A comissão foi proposta e é presidida pelo vereador Antonio Donato.

A Prefeitura de São Paulo promoveu um congelamento de 43,5% do orçamento previsto, de pouco mais de R$ 450 milhões, da Secretaria Municipal de Cultura, no início da gestão Dória, dificultando a execução de boa parte dos projetos dessa área.

Donato disse que é prerrogativa do Executivo fazer congelamentos no orçamento, mas considera que houve excessos, principalmente no âmbito da Cultura, e que agora é preciso estabelecer um cronograma de descongelamentos.

“Nós fizemos uma leitura detalhada do orçamento da Cultura e de todas as dotações que estão congeladas, principalmente aquelas que precisam do lançamento de editais, como o VAI, o Programa de Valorização das Iniciativas de Cultura, o Fomento ao Teatro e das Rádios Comunitárias, por exemplo. Elas serão prioridades no pedido de descongelamento”, disse.

A primeira reunião da Comissão contou com a participação de vários integrantes de movimentos culturais da cidade. Um dos participantes foi Rapper Pirata, do Fórum Municipal de Hip Hop, que pretende buscar o descongelamento para os projetos da periferia e lembra que ao investir em Cultura a cidade ganha em outros aspectos. “Cultura gera trabalho, emprego e cria turismo. O congelamento de recursos paralisa os movimentos culturais da cidade, consequentemente seus efeitos”, disse.

No dia anterior, em audiência pública na Câmara Municipal solicitada por Donato, compareceram os secretários Caio Megale (Fazenda) e André Sturm (Cultura). Os dois fizeram uma longa exposição tentando justificar o congelamento de verbas, mas não conseguiram convencer o público presente.

FONTE: Portal da Câmara Municipal de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*