Donato homenageia escritora Carolina Maria de Jesus

Em 2014 celebra-se o centenário de nascimento de Carolina Maria de Jesus, a catadora de papel que, a partir de uma reportagem publicada em 1958 no extinto jornal Folha da Noite, virou escritora e é autora do best seller “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, clássico da literatura brasileira no qual relata seu dia a dia na favela do Canindé, em São Paulo.

MCJ

O livro, publicado em 1960, vendeu milhares de exemplares no Brasil e foi traduzido para uma dezena de idiomas. Ela chegou a publicar outras obras, mas sem o mesmo sucesso. Ao morrer, em 1977, era tão pobre quanto na oportunidade em que sua capacidade literária foi apresentada ao mundo.

Em homenagem ao centenário da escritora, o mandato do vereador Donato promoverá sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, quando haverá a entrega de uma placa comemorativa aos familiares de Carolina Maria de Jesus.

A sessão solene será dia 17 de novembro de 2014 (segunda-feira), às 19 horas, no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal, durante a Semana da Consciência Negra.

Na ocasião também acontecerá o lançamento do livro “Onde estaes Felicidade?”, que reúne vários escritos e dois textos inéditos dela. A edição comemorativa, que será distribuída gratuitamente, é do Me Parió Revolução, selo literário da Rede Poder e Revolução, grupo que faz um trabalho político e cultural na Zona Sul da cidade.

A publicação teve organização de Dinha e Raffaela Fernandes, pesquisadoras da obra de Carolina, e conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, do Ciclo Contínuo Editorial e da Resisto OPM.

O vereador Donato é autor do projeto (PL 168/2010) que institui em São Paulo o Plano Municipal do Livro e Leitura. O projeto, que foi já aprovado em primeira votação, estabelece um marco legal voltado para a construção de uma cidade leitora, com o objetivo de aumentar o nível educacional e cultural dos paulistanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*