Comunidade do Morro do Querosene quer salvar fonte do Peabiru

09/06/2011

Localizada na Avenida Corifeu de Azevedo Marques esquina com a Rua Santanésia, a Chácara da Fonte, antiga Estrada de Ytu, é rica historicamente. A fonte era utilizada como ponto de encontro por estar à beira do Pearibu, trajeto utilizado pelos portugueses, espanhóis, bandeirantes, jesuítas e tropeiros. Membros da Associação Morro do Querosene reclamam do desperdício da água da nascente do Rio Pirjussara Mirim, último afluente do Rio Pirajussara, que vai parar em bueiros ao invés de servir a comunidade.

aud-pub-font-bt-gd

O Vereador Donato participou da Audiência Pública promovida pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizada ontem 08/06 para discutir o tombamento e a preservação da Chácara da Fonte, no Morro do Querosene, Butantã.

A área de cerca de 40mil m², possui resquícios de Mata Atlântica e três nascentes, sendo que uma delas é considerada limpa pela Sabesp. O movimento a favor do tombamento e preservação tem o objetivo de manter as características do local e barrar as intervenções humanas.

Letícia Bandeira, diretora da Divisão de Preservação do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), afirmou nesta quarta-feira que estudos sobre a área estão sendo realizados e devem ser enviados até setembro para o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Segundo ela, o órgão pretende que o local seja tombado. “O DPH é favorável a isso, mas os estudos precisam ser concluídos para que saibamos o que vai ser preservado e como será feito”, detalhou.

Há um Projeto de Lei 184/2011 de autoria do vereador Chico Macena (PT), autorizando a Prefeitura a declarar a área de utilidade pública para a criação do Parque Ambiental e Cultural Chácara da Fonte.

O secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Cláudio Lembo, também demonstrou simpatia pelo tombamento. “O processo está sendo realizado e logo o local será declarado de utilidade pública e desapropriado”.

A diretora da Associação Cultural do Morro do Querosene, Cecília Pelegrini, ficou surpresa com a possibilidade. “Estamos há dez anos lutando para que a Chácara da Fonte seja preservada. No entanto, não é isso o que vemos. Agora é necessário acelerar o processo para que o local não perca suas características”, disse Cecília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*