Depois de entrar na rede pública de educação infantil através dos concursos abertos, os educadores das creches continuam lutando. Uma reivindicação antiga da categoria foi finalmente atendida este ano: a alteração da jornada de trabalho dos educadores do ensino infantil.
Agora, na jornada de 30 horas, que compreende o tempo pedagógico, passa a haver duas horas livres, como o restante do magistério já tem, além daquelas dedicadas a atividades para educação infantil.
Esse era um projeto de lei do vereador Antonio Donato que tramitava desde 2012, que agora conseguiu aprovar a medida como um substitutivo. Foi bastante importante o governo ter aceitado para dar essa condição de ter ainda mais qualidade no ensino infantil da cidade
O substitutivo foi aprovado pela Câmara Municipal de São junto com o projeto de reajuste dos limites fixados para abonos complementares e para abono de compatibilização dos profissionais de educação.
O reajuste definido foi 7,57% (dos abonos complementares e de compatibilização) dos professores, gestores educacionais, integrantes do quadro de apoio à educação, aposentados e pensionistas com direito à garantia constitucional de paridade.