Prefeitura volta atrás e cancela obra do túnel na Avenida Sena Madureira
Sob o risco de sofrer ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público estadual, o prefeito Ricardo Nunes anunciou o cancelamento do contrato da obra do túnel que iria ligar a Avenida Sena Madureira (Vila Maria) com a Ricardo Jafet (Ipiranga).
O deputado estadual Donato havia representado junto ao MP solicitando a suspensão da obra e também uma investigação sobre a retomada irregular pela Prefeitura de São Paulo do contrato de construção do túnel.
O contrato da obra é, segundo o MP, fruto de licitação fraudada feita em 2011 que declarou vencedora a construtora Álya Construtora S.A., antiga construtora Queiroz Galvão S.A.
Além disso, Donato também que apontou que, sem qualquer justificativa, a execução do túnel saiu da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb) para a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. E mais: a Controladoria Geral do Município havia dado parecer declarando inidônea empresa responsável pela obra e depois mudou de posição.
“O promotor Silvio Marques ficou indignado com o teor do contrato, com as irregularidades que apontamos, e recomendou à Prefeitura seu imediato cancelamento”, disse Donato.
Apesar do cancelamento do contrato, a luta contra a construção do túnel continua. O prefeito quer fazer uma nova licitação para retomar a obra.
“Esse túnel é um verdadeiro crime ambiental, pois o projeto prevê a remoção de centenas de árvores. E ainda por cima sua construção provocará a remoção de duas comunidades instaladas há anos na Vila Mariana. Uma obra totalmente desnecessária”, concluiu Donato.