Donato Deputado PT

FRENTE PARLAMENTAR DA ELETROMOBILIDADE DEBATE RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS EM PRÉDIOS

FRENTE PARLAMENTAR DA ELETROMOBILIDADE DEBATE RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS EM PRÉDIOS

Frente parlamentar da eletromobilidade debate recarga de carros elétricos em prédios

Presidida pelo deputado Donato, a Frente Parlamentar para Incentivo da Eletromobilidade promoveu no dia 11 de dezembro debate sobre a regulamentação de estações de recarga de veículos elétricos em garagens de prédios e condomínios no estado.

 Com a participação de representantes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos e Inovadores (Abravei), do Instituto Ar e do Corpo de Bombeiros do Estado, a mesa redonda discutiu os impasses sobre a legalidade da prática em residenciais ao redor do estado.

“Nos condomínios temos conflitos sobre a possibilidade de se instalar estações de recarga. Isso tem sido um fator limitante para expansão da frota de carros elétricos e híbridos. O que queremos é poder regulamentar da melhor forma possível e com segurança”, disse Donato.

O evento foi uma contribuição ao trabalho que vem sendo feito pela Comissão de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia do Corpo de Bombeiros, que tem realizado consultas públicas para a regulamentação das estações de recarga em edifícios.

O Corpo de Bombeiros estuda as particularidades do sistema de carregamento para desenvolver procedimentos de combate a incêndios dessas novas tecnologias. Mas também entende que não adianta apenas avaliar estudos e ocorrências, por isso consulta a população, os fabricantes, as montadoras e os usuários do sistema”, ressaltou o bombeiro major PM Ronaldo, coordenador do grupo de estudos.

Proprietários de veículos elétricos defendem a expansão dos modelos e a regulamentação de suas estações de carregamento por benefícios à qualidade do ar, à poluição sonora e contra a dependência de combustíveis fósseis.

“Queremos também mostrar que a recarga dos carros elétricos em condomínios é segura. Temos normas técnicas que dão amparo para que as instalações sejam feitas de forma correta e que não tragam risco”, afirmou o representante da Abravei, Clemente Gauer.

Também participaram do evento Paulo Rewald (Secovi), Evangelina Alves Araújo (Instituto Ar), Lauro Ladeia (Sinduscon), Ayrton Barros (ABVE) e Tadeu Azevedo (ABVE)

FONTE: Portal Alesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também