Frente parlamentar da eletromobilidade debate recarga de carros elétricos em prédios
Presidida pelo deputado Donato, a Frente Parlamentar para Incentivo da Eletromobilidade promoveu no dia 11 de dezembro debate sobre a regulamentação de estações de recarga de veículos elétricos em garagens de prédios e condomínios no estado.
Com a participação de representantes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos e Inovadores (Abravei), do Instituto Ar e do Corpo de Bombeiros do Estado, a mesa redonda discutiu os impasses sobre a legalidade da prática em residenciais ao redor do estado.
“Nos condomínios temos conflitos sobre a possibilidade de se instalar estações de recarga. Isso tem sido um fator limitante para expansão da frota de carros elétricos e híbridos. O que queremos é poder regulamentar da melhor forma possível e com segurança”, disse Donato.

O evento foi uma contribuição ao trabalho que vem sendo feito pela Comissão de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia do Corpo de Bombeiros, que tem realizado consultas públicas para a regulamentação das estações de recarga em edifícios.
O Corpo de Bombeiros estuda as particularidades do sistema de carregamento para desenvolver procedimentos de combate a incêndios dessas novas tecnologias. Mas também entende que não adianta apenas avaliar estudos e ocorrências, por isso consulta a população, os fabricantes, as montadoras e os usuários do sistema”, ressaltou o bombeiro major PM Ronaldo, coordenador do grupo de estudos.
Proprietários de veículos elétricos defendem a expansão dos modelos e a regulamentação de suas estações de carregamento por benefícios à qualidade do ar, à poluição sonora e contra a dependência de combustíveis fósseis.

“Queremos também mostrar que a recarga dos carros elétricos em condomínios é segura. Temos normas técnicas que dão amparo para que as instalações sejam feitas de forma correta e que não tragam risco”, afirmou o representante da Abravei, Clemente Gauer.
Também participaram do evento Paulo Rewald (Secovi), Evangelina Alves Araújo (Instituto Ar), Lauro Ladeia (Sinduscon), Ayrton Barros (ABVE) e Tadeu Azevedo (ABVE)
FONTE: Portal Alesp







