Donato Deputado PT

Alesp homenageia Sindicato dos Comerciários e defende fim da escala 6X1

Alesp homenageia Sindicato dos Comerciários e defende fim da escala 6X1

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou, na noite da última sexta-feira (31), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP). Proposta pelo deputado Donato (PT), a solenidade entregou o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao presidente Ricardo Patah, no cargo desde 2003, e marcou a comemoração do Dia do Comerciário – celebrado em 30 de outubro.

Além da homenagem, a solenidade foi marcada por discursos pelo fim da escala de trabalho 6X1, na qual o trabalhador tem apenas uma folga por semana. Em seu discurso, o presidente Ricardo Patah definiu a pauta como a mais importante da categoria e ressaltou como o regime afeta, principalmente, as mulheres, que, muitas vezes, realizam sozinhas o trabalho doméstico não remunerado.

“Depois de demorar uma hora e meia para ir e para voltar do trabalho, a mulher, quando chega em casa, continua a trabalhar. E no seu único dia de folga na semana também tem que trabalhar”, disse Patah. “Não é essa sociedade que nós queremos e esse é um debate que não deve ser feito com empresários, mas sim com a sociedade. É ela quem vai decidir se temos que mudar esse formato e permitir que todos sejam considerados seres humanos”, defendeu o presidente.

Na tribuna do Plenário Juscelino Kubistchek, o deputado Donato leu o relato de uma mãe trabalhadora do comércio varejista que disse ter perdido a guarda do filho por causa da escala 6X1. O parlamentar apontou que a categoria dos comerciários é uma das que mais sofre com o regime de trabalho.

“Essa luta não é abstrata, racional ou contábil. É algo que mexe com a vida de cada pessoa. É a oportunidade de ter mais um dia de descanso e, no comércio, a única folga muitas vezes cai no meio da semana. Então, a possibilidade de estar com a família não existe. Essa luta é fundamental”, apontou Donato.

84 anos

Representando mais de 500 mil trabalhadores da Capital paulista, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo foi fundado em 1941 e é um dos maiores do país. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o comércio brasileiro tem mais de 10 milhões de trabalhadores com carteira assinada. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), esse número pode chegar a 19,5 milhões se forem contabilizados aqueles que não estão no mercado formal.

“Ao longo das décadas, a cidade de São Paulo se transformou numa cidade de serviços e boa parte deles é ligada ao comércio. A economia de São Paulo também gira em função do comércio”, definiu Donato. Ele defendeu que a solenidade é importante para “jogar luz sobre quem luta e quem organiza os trabalhadores e trabalhadoras”.

“O sindicato é fundamental em um ambiente democrático para expressar organizadamente a vontade dos trabalhadores e o SECSP faz isso com muita qualidade e responsabilidade. É um sindicato muito articulado e presente na vida dos trabalhadores do comércio”, afirmou o parlamentar.

Durante a Sessão Solene, mulheres diretoras do Sindicato e os associados mais antigos receberam placas de homenagem.

Fonte: Alesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja também