SESSÃO DE 05/08/2010

05/08/2010

Assista a esse discurso em vídeo

O SR. DONATO (PT) – (Sem revisão do orador) –
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara, ontem o nobre Vereador Natalini fez um pronunciamento comemorando a entrega do corredor Diadema/Brooklin. Realmente, temos de comemorar sempre que o transporte público receba algum investimento, alguma obra na Cidade de São Paulo, quero me somar também a essa comemoração, mas paradoxalmente esse corredor é o exemplo do abandono do transporte público na Cidade de São Paulo, tanto pela Prefeitura quanto pelo Governo do Estado. O corredor Diadema/Brooklin tem 12 quilômetros e demorou 24 anos para ser construído, portanto foram construídos 500 metros por ano, os Tucanos conseguiram bater o recorde do Metrô. Eles construíram, durante esse tempo todo, um quilômetro de Metrô por ano, quando a cidade precisa de, pelo menos, dez quilômetros por ano, mas com relação ao corredor de ônibus, foram piores ainda: para construir um corredor de ônibus de 12 quilômetros demoraram 24 anos, 500 metros por ano.Os Tucanos estão há 16 anos no Governo, mas o Governo anterior foi do Quércia, que está na coligação Tucana, brigaram lá atrás, mas se juntaram novamente, é o mesmo grupo político incapaz de resolver os problemas da Cidade e do Estado de São Paulo.

O corredor Diadema/Brooklin é extremamente importante, liga Diadema, Av. Cupecê, Av. Vicente Rao, passa pelo Brooklin chegando até a região da Berrini, ou seja, um corredor importante para o sistema de ônibus na Capital. Além de tudo, o corredor foi entregue não da maneira como foi projetado – para utilizar trólebus, ou seja, ônibus elétrico que não poluem. Foi projetado dessa forma, mas não foi entregue assim.

Aliás, o Ministério Público cobra a implantação dos trólebus no corredor da Berrini para que tenhamos um meio de transporte que não seja poluente.

Não adianta nada vir aqui fazer discurso e aprovar a lei do clima e, na prática do dia a dia, desmentir o compromisso com o Meio Ambiente. Mais do que isso, a principal crítica destinadas aos corredores feitos pela Prefeita Marta Suplicy – que entre reformas e novos corredores foram 100 quilômetros em quatro anos – era que não havia espaço para ultrapassagem. A Prefeita Marta fez reformas completas, como no corredor da Avenida Nove de Julho e Santo Amaro construído pelo Covas que foi um desastre urbanístico. No governo da Marta recuperou-se o corredor, possibilitou-se a ultrapassagem em vários trechos. Mas a principal crítica do Prefeito Kassab, dos tucanos, do Sr. Alexandre de Moraes que até pouco tempo era o super-poderoso Secretário dos Transportes é que os corredores feitos pela Marta não tinham lugar para ultrapassagem.

Agora, se vamos ao corredor da Avenida Cupecê que demorou 24 anos para ficar pronto e que os tucanos tiveram 16 anos para melhorar o projeto, não tem espaço para ultrapassagem. É uma pista só, não tem como ultrapassar.
Vereador Senival que entende bem disso, tem de ter espaço para ultrapassagem ou não?

Evidentemente que corredor de ônibus, mesmo sem ter espaço para ultrapassagem, é muito melhor do que não ter. Ou seja, precisa ter corredor de ônibus. A cidade de São Paulo precisa de, pelo menos, mais 300 quilômetros de corredores de ônibus.

A gestão Kassab não fez nada e agora a gestão do Governo do Estado, depois de 24 anos, entregou 12 quilômetros pela metade, sem estar completamente pronto, às vésperas da eleição, aliás era um corredor que andava só de ano de eleição em ano de eleição. A última vez que se mexeu naquele corredor foi no final da gestão Claudio Lembo.

Agora, faltava tão pouco que terminaram o corredor, mas depois de 24 anos para construir 12 quilômetros de corredor de ônibus, ou seja, 500 metros por ano. Bateu-se o recorde do Metrô. Construiram o Metrô a um quilômetro por ano e conseguiram fazer 500 metros por ano, um recorde negativo que os tucanos bateram.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

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