SESSÃO DE 04/11/2010

29/11/2010

O SR. DONATO (PT) – (Sem revisão do orador) –
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores que nos assistem pela TV Câmara São Paulo, em primeiro lugar, agradeço a todos os Srs. Vereadores que participaram da sessão de ontem e da aprovação de um projeto de lei de minha autoria que originou-se de um debate na CPI dos Eventos que presidi, CPI motivada por um acidente que vitimou três pessoas no show do RBD em um shopping center da zona Sul.

Trata-se de um projeto simples que não gera custos para a Prefeitura de São Paulo, mas pode ser eficiente. A Polícia Militar já tem adotado, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, em eventos de grande porte, com lotação acima de dez mil pessoas, a exigência do monitoramento por câmeras de filmagem que permitam uma prevenção melhor e atuação mais efetiva em caso de algum distúrbio nesses eventos.
Agradeço os Srs. Vereadores e espero que o Sr. Prefeito entenda que esse projeto pode contribuir e, portanto, o sancione.

Comunico também que eu e o nobre Vereador Aurélio Miguel demos entrada a um pedido de CPI relativa à enorme contratação de empresas de projetos na cidade de São Paulo sem a contrapartida das obras. A Emurb contratou mais de 74 milhões de reais em projetos e a maior parte deles está na gaveta sem nenhuma previsão orçamentária, ou seja, é um desperdício, uma falta de planejamento. Isso ocorre só no caso da Emurb, sem contar a Siurb, a Secretaria de Transportes.

Portanto, gostaríamos de discutir melhor essa questão no âmbito de uma CPI o planejamento, o bom uso do dinheiro público e evitar desperdícios. São dois registros que dizem respeito à rotina da Casa e ao nosso trabalho como Vereador.

Mas, não poderia deixar de citar o processo eleitoral em si, pois se encerrou e estamos em outro momento. Diria que o processo eleitoral deixou sequelas. Foi muito disputado, acirrado e gerou subprodutos muito ruins. Infelizmente, a campanha utilizou o ódio como motor eleitoral e estamos colhendo preconceito hoje. Após a vitória da Presidente Dilma Rousseff houve várias manifestações explícitas de preconceito xenófobo ao povo nordestino no twitter.

Vou ler algumas frases de pessoas – a maioria jovens – da cidade de São Paulo, que se manifestaram da seguinte forma:
“Nordestina não é gente. Faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado.”;
“Tem gente que fala que todos os brasileiros são iguais. Discordo. Não quero e não sou igual ao povo do Norte e Nordeste.”;

“Bem, vou trabalhar porque não ganho Bolsa Família dos nordestinos, nem faço dois filhos por ano para ter mais Bolsa Família.”;

“80% do Amazonas vota na Dilma. Cambada de índio burro.”

Outra manifestação mais grave:
“Me tornei racista hoje por causa de vocês, pretos, fedidos, que só querem ter filhos e encher a barriga com o dinheiro dos que trabalham. Sou bem a favor de um muro separando o Sul e Sudeste do Norte e Nordeste.” E continuam. Não li outras frases repletas de palavrões.

Quero mencionar – não como a continuidade do debate eleitoral – a luta contra o preconceito é uma luta daqueles que defendem a democracia tendo votado na Dilma, no Serra, anulado seu voto ou votado em qualquer um. A Nação Brasileira é uma só, não é dividida por feudos ou territórios que se odeiam. Não podemos deixar que esse sentimento xenófobo cresça no território nacional, sob o risco de comprometer a própria Nação.

Então, gostaria de registrar para deixar claro que nessa eleição votaram 106 milhões de brasileiros, independente de serem paulistas, nordestinos, gaúchos, amazonenses ou o que sejam. E o resultado democrático desse processo é de todos os brasileiros.

Deixo esse alerta até porque, além de tudo são mal informados. Se tirassem todos os votos do Norte e Nordeste, a candidata dilma ainda ganharia a eleição com mais de um milhão de votos. Seria uma vantagem mais estreita, mas ganharia mesmo assim, com os votos do Sul e Sudeste. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Dilma obteve 46,5% dos votos.

Então, gostaria de repudiar esse tipo de ataque ao povo brasileiro, porque esse não é um ataque somente ao povo nordestino, mas à nação brasileira. Tenho certeza de que todos os democratas de todos os partidos também repudiarão e tentarão impedir que esse tipo de manifestação ganhe vida e prospere no nosso país, porque isso, de fato, é a semente do ódio crescendo, e não podemos deixar isso acontecer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*