Projeto torna transparente fila de procedimentos na saúde

A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, projeto (PL 235/17) do vereador Donato que obriga divulgação da lista de pacientes que aguardam consultas médicas, realização de exames e cirurgias na rede municipal de saúde de São Paulo.

Ele assina a proposta juntamente com a vereadora Juliana Cardoso, também do PT. Não há data prevista para a segunda e última votação.

De acordo com o projeto, “todas as listagens serão disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que deverá seguir rigorosamente a ordem de inscrição para a chamada dos pacientes, salvo nos procedimentos emergenciais, de urgência ou de maior gravidade assim atestados por profissional competente.”

Dentre as informações contidas nas listagens estão a data de solicitação da consulta, do exame ou da intervenção cirúrgica; aviso do tempo médio previsto para atendimento aos inscritos; relação dos inscritos habilitados para o respectivo exame, consulta ou procedimento cirúrgico; relação dos pacientes já atendidos.

“É necessário dar transparência à fila de exames, consultas com especialistas e cirurgias para que os munícipes possam saber e acompanhar seu lugar na fila”, escrevem os parlamentares na justificativa do projeto, lembrando que a gestão Doria lançou o programa chamado Corujão da Saúde, para tentar zerar a fila de atendimento na rede municipal de saúde.

“Muitos munícipes tiveram seus exames cancelados para que passassem por nova consulta no programa supracitado. Desta forma, dar transparência à realocação na nova fila de exames para que os munícipes não sejam prejudicados mostra-se uma obrigação ainda mais urgente da Prefeitura”, concluem Donato e Juliana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*