Primeira UPA de SP começa a funcionar no Campo Limpo

O Campo Limpo vai receber a primeira Unidade de Pronto Atendimento do município de São Paulo. Com 41 leitos e capacidade para atender 800 pacientes/dia, a UPA será inaugurada neste sábado (10/4) e começará a atender a população na segunda-feira.

upa-campo-limpo_tx01

O equipamento fica bem ao lado do Hospital do Campo Limpo e será gerido pelo Hospital Albert Einstein, através de convênio com a Secretaria Municipal da Saúde.
A convite da secretaria, o vereador Donato visitou hoje a unidade, acompanhado do secretário-adjunto, Paulo de Tarso Puccini, e de Tania Zogbi Sahyoun, da Coordenadoria Regional de Saúde Sul da pasta. O vereador Reis (PT) também participou da visita.

upa-campo-limpo_tx02

Donato ficou bem impressionado com as instalações e observou que a unidade médica beneficiará muito a população do Campo Limpo e região.

A UPA é um projeto do Ministério da Saúde que já existe em outras cidades do Brasil. O equipamento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Na eleição de 2012 o então candidato Fernando Haddad havia se comprometido a trazer a UPA para São Paulo, o que agora se torna realidade. O prefeito fará a inauguração do equipamento no sábado juntamente com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

De acordo com o Plano de Metas (2013-2016) da Prefeitura de São Paulo, 20 prontos-socorros hoje existentes serão transformados em UPAs. Além disso, estão sendo construídos há 5 novos equipamentos em diferentes pontos da cidade, a UPA do Campo Limpo é um deles. Com a UPA em funcionamento, o AMA que funciona dentro do hospital dará lugar a ampliação do pronto-socorro.

A prefeitura investiu R$ 6 milhões na instalação da UPA do Campo Limpo. O Ministério da Saúde vai entrar com R$ 500 mil mensais para custeio do equipamento. O Hospital Albert Einstein terá a responsabilidade de prover todo pessoal de atendimento médico e de enfermagem, além dos equipamentos de última geração para uso hospitalar.

De acordo com a Secretaria da Saúde, A UPA contará com sistema informatizado de atendimento ao paciente, utilizando a plataforma SIGA, gerando o prontuário eletrônico de pacientes.

O prédio tem três pavimentos. No térreo, fica a área de recepção de pacientes, consultórios de atendimento (11), sala de radiologia, sala de gesso, sala de sutura e curativos, sala de eletrocardiograma, sala de coleta de exames laboratoriais, sala de medicação e inalação adulta, sala de medicação e inalação infantil, farmácia e apoio operacional. A recepção terá sala de acolhimento e sala de classificação de risco, além de assistência social e ouvidoria, garantindo o atendimento de acordo com a Política Nacional de Humanização.

upa-campo-limpo_tx03

upa-campo-limpo_tx04

No segundo pavimento, está localizada a ala de urgência e emergência com 10 leitos de estabilização de pacientes, 10 leitos de observação masculina, 10 leitos de observação feminina e 10 leitos de observação infantil, além de mais um leito de isolamento de doenças infectocontagiosas, perfazendo um total de 41 leitos. O terceiro pavimento abrigará a parte gerencial, área de desinfecção química, armazenagem de medicamentos, vestiários, área de conforto das equipes de enfermagem e médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*