Prefeitura investe R$ 2 bilhões em obras de mobilidade na Z. Sul

A gestão do PT na Prefeitura de São Paulo está investindo R$ 2 bilhões em obras de mobilidade urbana na Zona Sul da cidade, com o objetivo de melhorar o transporte público e facilitar os deslocamentos dos paulistanos que moram e trabalham na região.

São 10 obras ao todo, sendo sete executadas ou em andamento. As demais devem ter os projetos iniciados em breve.

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De Santo Amaro ao Grajaú, passando pelo Brooklin, Campo Limpo e M’Boi Mirim, estão sendo executadas obras em corredores de ônibus, construção de novas avenidas, pontes e viadutos de grande impacto na vida de quem mora na região.

É importante lembrar que a questão da mobilidade é um problema tão grave neste lado da cidade que provocou o surgimento, no passado, de movimentos locais pedindo melhorias no transporte.

Considerada a maior obra em andamento no município, a canalização e urbanização do córrego Ponte Baixa (desde o canal do Guarapiranga até a estrada do M’Boi Mirim, totalizando cerca de 3 km) está mudando a cara do entorno. Com investimento de R$ 500 milhões (a maior parte do PAC), as obras incluem a execução de vias ao lado do canal, com ciclovias, áreas verde, pista exclusiva para ônibus e três viadutos interligando o viário local. Parte da obra já ficou pronta e foi entregue à população.

Na Marginal Pinheiros, entre as pontes João Dias e Morumbi, estão sendo erguidas duas novas pontes. Com espaço para a circulação de pedestres e bicicletas, quando ficarem prontas (em 2015), aumentarão as opções de acesso para as regiões do Campo Limpo e Morumbi. Cada ponte, que faz parte da Operação Urbana Água Espraiada, custa R$ 150 milhões.

Uma ponte está sendo erguida na altura da Rua Laguna (no lado oposto ao Parque Burle Marx) e será usada por quem quer atravessar o rio de carro em direção ao Morumbi. A segunda ponte, na altura da Rua Itapaiúna (ao lado da Ponte João Dias), será a opção para o sentido contrário.

Com extensão de 3,3 km, um corredor de ônibus está sendo implantado na Avenida Luis Carlos Berrini. Quando pronto, estabelecerá a ligação para ônibus paralela à Marginal Pinheiros, sendo uma continuidade do corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte), propiciando o atendimento da população da região do Jardim Miriam, além da integração da Linha 9 Esmeralda da CPTM e futura Linha 17 Ouro do Metrô.

Este corredor conectará também a Avenida João Dias, terminais da Zona Sul e Terminal Santo Amaro (através da nova Avenida Chucri Zaidan), atuando como uma importante opção à população da Zona Sul com destino à região oeste da cidade. O custo é de R$ 45 milhões e deve ficar pronto no final de 2015.

Outra obra em andamento é a requalificação do chamado Binário Santo Amaro. Com 8 km, consiste na execução de um conjunto de ações e intervenções que requalificará o entorno do Terminal Santo Amaro, implantando faixa de ultrapassagem nas paradas de maior demanda, com tratamento prioritário na sequência de vias que hoje estabelecem a conexão deste corredor com os corredores José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz e Santo Amaro/ Nove de Julho, de um lado, e, de outro, Parelheiros/Rio Bonito/ Santo Amaro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro e Itapecerica/João Dias/Santo Amaro.

O valor global do projeto é R$ 48 milhões. As obras começaram no primeiro semestre de 2014 e a previsão de duração é de 24 meses.

Antiga aspiração da população local, a ampliação da Avenida Belmira Marin, no Grajaú, virou realidade este ano. Ao custo de R$ 11 milhões, foram alargados cerca de 3 km da via. Com a intervenção, ela passou a ter duas faixas em cada sentido, o que possibilitou a implantação de uma pista preferencial para ônibus, beneficiando 179 mil passageiros por dia.

Outra obra em andamento para melhorar o transporte público da Zona Sul é a requalificação do corredor de ônibus da Estrada do M’Boi Mirim. O projeto foi iniciado em novembro de 2013 e está orçado em R$ 99 milhões. Os trabalhos estão a pleno vapor.

Ainda no M’Boi Mirim, a prefeitura gastou R$ 30 milhões na construção de duas pontes sobre o rio Embu-Mirim, no Jardim Capela. Além de ajudar na reorganização do trânsito da região, as pontes não têm pilastras dentro do rio, eliminando a interferência no curso da água e reduzindo os riscos de alagamento em época de fortes chuvas.

NOVAS OBRAS

Em breve a prefeitura começará três novas obras de mobilidade na Zona Sul. Confira quais são elas:

Prolongamento da Avenida Carlos Caldeira até a Estrada do M’Boi Mirim. O corredor atuará como um novo eixo da região Sul, complementando o único eixo existente (M’Boi-Mirim), com via segregada para ônibus. O projeto prevê uma nova avenida com extensão aproximada de 3,5 km de fundo de vale pelo traçado do Ribeirão dos Brancos, cuja canalização de aproximadamente 2,5 km compõe o pacote desta obra. Valor global R$ 308 milhões (R$ R$ 248 milhões do governo federal e R$ 60 milhões da prefeitura).

Implantação do corredor de ônibus Vila Sônia/Capão Redondo. Ele complementará o atual corredor conhecido como Campo Limpo/Rebouças/Centro. A implantação do corredor de ônibus contará com uma faixa exclusiva nos dois sentidos, em pavimento rígido e com paradas junto ao canteiro central. Percurso: Estrada de Itapecerica, Avenida Carlos Lacerda, Estrada do Campo Limpo, Avenida Professor Francisco Morato. Valor global: R$ 243 milhões.

Duplicação da Estrada do M’Boi Mirim. A estrada é hoje uma das principais vias de deslocamento do eixo Sul-Centro. Porém, seu sistema encontra-se saturado, com congestionamentos constantes, principalmente nos horários de maior fluxo de veículos. A obra envolve um trecho de 6 km entre o Jardim Ângela e a divisa com Itapecerica, ao custo aproximado de R$ 400 milhões.

Para o prefeito Fernando Haddad, a relevância destas e de outras obras em execução em São Paulo vão se refletir no desenvolvimento da cidade, especialmente na Zona Sul. O vereador Antonio Donato destaca que com estas iniciativas a gestão petista está honrando o compromisso de lutar e defender os interesses do povo e mudar para melhor a vida das pessoas em São Paulo.

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