População negra poderá conhecer origem ancestral por exame de DNA

Através de parcerias com organizações públicas ou privadas, a Prefeitura de São Paulo poderá oferecer testes gratuitos de DNA e Mapeamento Genético de Ancestralidade dos DNAEBs residentes na capital paulista. DNAEBs é a abreviatura para Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil.

Programa São Paulo DNA África foi proposto pelo vereador Antonio Donato através de projeto (PL 258/21) que tramita na Câmara Municipal, com a finalidade de permitir a esta população a localização da origem geográfica e familiar.

Após a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, o governo brasileiro mandou incinerar documentos relativos aos escravos, o que impediu que os negros afro-brasileiros tivessem acesso à documentação sobre seus laços familiares.

“Meu projeto é uma espécie de reparação histórica aos afro-brasileiros interessados em saber suas origens. Se a cidade de São Paulo é a potência econômica que conhecemos hoje, muito se deve ao trabalho obrigatório e gratuito dos africanos escravizados por aqui”, observa o vereador Donato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*