O Rincão de Mazinho

Não é de hoje que Mazinho, 51, se destaca na comunidade da zona noroeste de São Paulo, especialmente nos bairros de Jardim Rincão e Taipas. Sua família fez e faz a vida na região – é lá que nasceu e está sendo criado seu filho temporão de dois aninhos, assim como os mais velhos, de 17 e 21. Também é lá que vive e se criou sua avó de 101 anos. A história do lugar se confunde com a da família Galvani.

rincaomazinho-tx03

As décadas que Mazinho passou ao lado do pai recebendo os clientes do Mazinhos Bar e Lanchonete ajudaram a conhecer ainda mais as pessoas e os problemas na região. Mas a verdade é que as portas da casa da família sempre estiveram abertas a quem precisasse. Desde sempre, vizinhos, amigos, e até desconhecidos, sabem que podem contar com Mazinho. “Às vezes, socorro mulheres que estão dando à luz e levo para a maternidade. Aí percebo que, quando essas mães nasceram, também fui eu que levei”, conta.

Foi natural para Mazinho, portanto, passar a desenvolver trabalhos sociais de uma maneira mais intensa. Assim, seu envolvimento nas paróquias de São Luis de Monfort e Nossa Senhora das Dores transformou-se nos incontáveis eventos de caridade e obras que organiza. Sua paixão por futebol virou organização de campeonato e luta para que as crianças pratiquem esportes e saiam das rua. Ele mesmo ainda bate uma bolinha, além de cuidar do querido S.E. Saad Jardim Rincão.

Foram inúmeras as pontes pelas quais foi responsável – quem conhece a região sabe a diferença que elas fazem. Foram incontáveis as lâmpadas que conseguiu para iluminar a passagem dos moradores, os tapa-buracos, as obras de revitalização. Uma vez, organizou com a população um mutirão que sumiu com o esgoto que passava aberto pelo meio da Rua do Lazer da favela Jd. Rincão. “Achei que levaria três dias. Mas, quando olhei, todos os moradores estavam de ferramenta na mão, trabalhando juntos. No fim da tarde, estava tudo pronto. Aí começou o churrasco!”, lembra, orgulhoso da população.

rincaomazinho-tx02

rincaomazinho-tx03

“Se os políticos não fazem, a gente faz”, sempre foi seu lema. Mas o resultado das ações de mutirão resolve um problema imediato, não os estruturais – esses, só o poder público. Para conseguir melhorias mais eficazes para a região, nos últimos anos ele vem trabalhando junto ao vereador Donato e ao deputado Carlos Zarattini. “Conseguimos muitas emendas”, comemora. “Voltaram a limpar o rio do Fogo, por exemplo. Já mandei cerca de 1.500 ofícios para eles”.

Com o bom resultado que vem obtendo junto ao poder público, Mazinho agora pretende buscar melhorias ainda maiores para sua região, lançando-se candidato a deputado estadual. “Quero conseguir renovar a Estrada de Taipas, que nunca foi recuperada, e a avenida Fernando Mendes de Almeida. Sonho também com muitos projetos sociais e esportivos”, planeja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*