Donato homenageia jornalistas e lamenta agressão à categoria

A violência contra os jornalistas foi tema de debate na última quinta-feira (27), na Câmara Municipal de São Paulo, durante Sessão Solene promovida pelo vereador Antonio Donato em comemoração ao Dia do Jornalista (7 de abril) e pelos 80 anos do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

Jornalistas agredidos no exercício da profissão – como Daniella Laso, repórter da CBN, e o repórter-fotográfico Sérgio Silva, que perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingido pelo disparo de uma bala de borracha – relataram os episódios em que estiveram envolvidos.

Daniella Laso contou que teve seu celular apreendido, no ano passado, enquanto filmava uma operação na região da chamada “Cracolândia”.

“Eu não sei o motivo. Imagino que tenha sido porque eu estava gravando no momento em que eles [policiais] estavam jogando bombas contra os dependentes químicos. Todo o material foi apagado. No entanto, posteriormente conseguimos recuperar”, disse.

Também participou da sessão o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, que em março foi conduzido coercitivamente para depor, pela Polícia Federal, por ordem do juiz Sérgio Moro. O magistrado queria que revelasse o nome da pessoa que lhe passou informação sobre a operação Lava Jato, desrespeitando o sigilo da fonte assegurado a quem trabalha em comunicação.

O ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Audálio Dantas, chamou a atenção para a importância das associações na luta pela redemocratização e liberdade de imprensa.

“O Sindicato tem uma importância enorme e merece essa homenagem. A violência policial contra os jornalistas e toda a população deve ser condenada. Os policias agem como se estivem em um Estado de Exceção”, opinou.

O atual presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Zocchi, concordou com os participantes. “As autoridades e a Polícia Militar não atuam sob o preceito de garantir o direito de liberdade de imprensa. Percebemos que a atuação visa coibir e combater os movimentos populares e as manifestações, atingindo os jornalistas que estão registrando tudo aquilo”, explicou.

Donato (PT), parabenizou o Sindicato dos Jornalistas e ressaltou a importância desses profissionais para levar a informação a todos. Ele fez também uma homenagem aos ex-presidentes da entidade.

“A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia. Esse evento é para comemorar e refletir sobre a violência que os jornalistas sofrem. A Polícia Militar tem tido uma postura autoritária e sem diálogo na maioria das manifestações. Faço parte da Comissão de Segurança e o vereador Eduardo Suplicy (PT), da Comissão de Direitos Humanos, e estaremos à disposição para debater e lutar contra qualquer arbitrariedade cometida pela polícia contra a liberdade do exercício da profissão”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*