Discursos SESSÃO DE 15/04/2010

15/04/2010

Assista ao Vídeo

O SR. DONATO (PT) – (Sem revisão do orador) –
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores que assistem a esta sessão pela TV Câmara São Paulo, boa tarde. Quero falar sobre a situação do transporte na região de M’Boi Mirim e de Guarapinranga.

Estive naquela região no sábado passado e pude constatar que a situação é dramática do ponto de vista da locomoção das pessoas, que, para trabalhar e estudar, perdem de uma a duas horas paradas nos corredores de ônibus. Por falta de gestão de transito e transporte, elas estão abandonadas à própria sorte. Certamente, novas explosões acontecerão não porque queremos, mas porque a situação é insustentável.

Gostaria de poder desenvolver mais esse tema, mas a fala do Vereador Floriano provocou-me – no bom sentido, em termos de suscitar o debate -, por isso continuarei a lista daquilo que o PT não fez.

O PT não quebrou o País três vezes, mesmo governando sob uma crise muito grave, a mais grave do capitalismo desde 1929. Já no governo de Fernando Henrique, crises localizadas na Ásia, no México, na Rússia provocaram uma situação de fuga de capitais e de total descontrole da situação econômica do País, o que elevou os juros a patamares estratosféricos, 46%, para evitar a fuga de capitais. Esse resultado teve um preço enorme para o povo brasileiro e para o País, pois levou a economia a um crescimento medíocre durante oito anos e gerou desemprego e arrocho salarial. Isso, o PT não fez.

O PT não privatizou, a preço de banana, estatais estratégicas para o País. Pelo contrário: o PT fortaleceu a Petrobrás. Hoje temos, fruto de um processo histórico que não começou com Lula, o Pré-Sal e as plataformas marítimas, provando que é possível haver empresas estatais competentes e com capacidade de gerar recursos para o povo e para o País.

O PT não manteve o salário mínimo por volta de 80 dólares, como no governo Fernando Henrique. Hoje o salário mínimo brasileiro, que é de mais de 200 dólares, aumentou o poder de compra do brasileiro e deu condição para que 30 milhões de famílias ascendessem socialmente. Isso é indiscutível, é inegável.

O PT não criminaliza os movimentos sociais, prática comum dos governos tucanos, que não conseguem lidar com o contraditório. Os governos tucanos não conseguem lidar com a reivindicação legítima dos movimentos sociais, que tem que ser negociada e tratada com respeito, não com repressão policial, prática que lhes é comum.

Os governos tucanos são mestres no que eu chamo de plantar trigo em vaso. Criar programas sociais para atender meia dúzia é como se plantar trigo em vaso e não se conseguir fazer um pãozinho. Programas sociais de verdade têm de ser massificados, como fez o Presidente Lula com o Bolsa Família, dando condições de sobrevivência a mais de 12 milhões de famílias miseráveis. Essa condição de sobrevivência ativa as economias locais, gera emprego no pequeno comércio e na produção rural e fortalece a agricultura familiar, atividade importantíssima para que se possa fixar o trabalhador no campo.

O Presidente Lula trabalhou muito para diminuir as desigualdades regionais. De fato uniu o Brasil. Não manter uma política que concentra renda como foi feito no Governo Fernando Henrique.

Portanto muitas coisas o PT não fez. Porque não fez muitas coisas contra o povo brasileiro, que ao longo de vários governos, em particular no Governo Fernando Henrique foram a tônica. Um discurso todo empolado, bonitinho, com exemplos de programa social para meia dúzia e sem atacar os verdadeiros problemas do País. Não é à-toa que o Governo do Presidente Lula tem mais de 80% de aprovação e não é à-toa que os tucanos escondem o Governo do Presidente Fernando Henrique. Coloca ele na TV e vamos debater um e outro governo e deixar o povo brasileiro julgar o melhor.

Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*