Central amplia coleta de lixo reciclável e melhora o serviço

Compromisso assumido pela gestão Fernando Haddad ainda na campanha eleitoral de 2012, a ampliação da coleta seletiva em São Paulo dos 1,8% atuais para 10% até 2016 vai se consolidando.

Hoje, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, em Santo Amaro, a segunda unidade deste tipo aberta este ano (a primeira, na Ponte Pequena, foi entregue à população em junho).

CentralTriagemSA_01

Com capacidade para processar 250 toneladas diárias de resíduos recicláveis, o equipamento equivale à soma da produção das 21 cooperativas conveniadas com a prefeitura. Ou seja, sozinha ela é capaz de processar todo material reciclável coletado atualmente pelas cooperativas.

“Esses equipamentos inaugurados pela Prefeitura da Cidade de São Paulo dão recursos para que a população possa contribuir com a cidade e o meio-ambiente, separando seu lixo e tendo a certeza de que ele será coletado e processado de maneira apropriada”, observou o vereador Donato, que acompanhou a inauguração, que também teve as presenças do prefeito Fernando Haddad e do ex-presidente Lula.

CentralTriagemSA_02

De acordo com a Secretaria de Serviços, com isto São Paulo saltará de 250 para 750 toneladas diárias, o triplo da capacidade de triagem. A população ganhará outras duas centrais mecanizadas até 2016, nos mesmos moldes das existentes, atingindo a marca de, aproximadamente, 1.250 toneladas diárias. As obras não representam novos custos para a municipalidade, já que fazem parte dos investimentos previstos nos contratos entre a Prefeitura e as concessionárias.

Construída em área de 4,8 mil metros quadrados pela concessionária Ecourbis Ambiental, a Central Carolina Maria de Jesus conta com modernos equipamentos como leitores óticos, que separam os materiais por tipo e cor, esteiras automatizadas e o Trommel, que faz a separação dos resíduos por dimensão. Nesta primeira etapa de atividades, a operação será feita em um turno diário de sete horas, de segunda a sábado, inclusive feriados, com mínimo de 42 trabalhadores, entre operadores de equipamentos, mecânicos, eletricistas e membros das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

CentralTriagemSA_03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*