Carros verdes são liberados do rodízio seguindo lei de Donato

A isenção dos carros elétricos do rodízio de veículos, prevista na lei do vereador Antonio Donato que estimula o uso na cidade dos chamados carros verdes, foi autorizado na tarde desta segunda-feira (14/9) pelo prefeito Fernando Haddad.

carroeletrico5

Ele assinou decreto liberando do rodízio os veículos elétricos e híbridos. Um estímulo a mais para o uso destes automóveis, que, por serem movidos a energia limpa, são antipoluentes e ajudam e melhorar o meio ambiente.

Além da liberação do rodízio, a lei do vereador Donato (nº 15.997/2014) também concede aos compradores do carro elétrico a devolução do valor do IPVA referente à quota-parte do município. Este ponto da lei foi regulamentado em decreto assinado em agosto pelo prefeito (leia mais em http://migre.me/rwjVm).

Naquela ocasião (dia 21/8), Donato solicitou ao prefeito que autorizasse a isenção dos elétricos do rodízio, por ser uma medida que ajuda a retirar das ruas veículos poluentes. Haddad concordou e determinou que a Secretaria dos Transportes agilizasse a medida.

A disseminação do carro elétrico terá efeito positivo sobre o meio ambiente de São Paulo. Vários países têm incentivado, por meio de leis modernas, a produção e consumo de veículos movidos a energia limpa. Essa realidade, aliada aos avanços tecnológicos implementados pelas principais montadoras do mundo, têm popularizado os automóveis movidos à energia renovável.

Foi esta realidade que levou o vereador Donato a apresentar, em 2012, o projeto de lei 276/12, aprovado no ano passado e que virou a lei municipal 15.997/2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*