Até 2016 São Paulo terá três novos hospitais municipais

Até 2016 a população de São Paulo contará com três novos hospitais municipais: um na zona Norte (Brasilândia) e dois na zona Sul da cidade (Jabaquara e Parelheiros).

BrasilandiaMaq

maquete do futuro hospital de Brasilândia

As unidades vão ajudar a melhorar o atendimento na saúde pública, que é um dos serviços mais requisitados pelo paulistano e, por isto mesmo, uma das prioridades da gestão do PT na Prefeitura de São Paulo.

O primeiro a entrar em funcionamento será o antigo Hospital Santa Marina, no Jabaquara. A prefeitura planeja sua reabertura no início de 2015. O hospital era particular e estava fechado há quatro anos.

HospJabaquara

instalações do novo hospital do Jabaquara

No segundo semestre de 2013 o prefeito Fernando Haddad desapropriou o Santa Marina e recentemente celebrou uma parceria com o Albert Einstein para reativá-lo. O Einstein está reformando o prédio e vai equipar e gerir o antigo Santa Marina sem ônus para o município.

A nova unidade oferecerá 260 leitos de internação e contará com recursos do governo federal para seu funcionamento. Do total de leitos, 170 serão voltados para atendimento geral, 60 para especializados e 30 para UTI.

Já em agosto último a prefeitura anunciou a licitação que vai escolher a empresa responsável pela construção do hospital municipal em Parelheiros, cuja obra deve começar ainda neste ano. O equipamento é uma reivindicação de ao menos 20 anos dos moradores da região.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a futura unidade terá 255 leitos, dos quais 41 são para obstetrícia e 30 de UTI. Serão beneficiadas 205 mil pessoas com pronto-socorro, maternidade e centro de especialidades.

HospParelheirosMaq

maquete do Hospital de Parelheiros

O hospital ocupará uma área de 31 mil metros quadrados (de um total de 70 mil metros quadrados já desapropriadas) e contará inclusive com heliponto. O hospital será construído com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do PAC Mananciais do governo federal, com custo estimado de R$ 190 milhões.

O terceiro novo hospital de São Paulo ficará na Brasilândia. Ele terá mais de 42.000 metros quadrados e 250 leitos, sendo 40 leitos de UTI, com uma moderna estrutura para atender aos moradores da região Norte.

O projeto é todo sustentável e prevê iluminação natural com aquecimento solar e uma piscina para uso do hospital e da comunidade, entre outros detalhes. Em breve será anunciada a licitação do equipamento e as obras devem começar no ano que vem. A inauguração está prevista para 2016.

A entrega de três novos hospitais em um período tão curto de tempo é um fato que há muito não acontecia em São Paulo. O último equipamento deste tipo entregue à população paulistana é o hospital municipal do M’Boi Mirim. Ele foi inaugurado em 2008, mas o projeto e a desapropriação do terreno onde está instalado foram feitos na gestão da prefeita Marta Suplicy (2001-2005).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*