Aprovado em primeira votação Plano Diretor da cidade

A Câmara Municipal aprovou na tarde de hoje (30), em primeira votação, o projeto (PL 688/13) do prefeito Fernando Haddad que estabelece o novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo. O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Política Urbana do Legislativo.

O PDE é um conjunto de regras que define como será o crescimento da cidade. O PL 688/13 fixa que o novo plano terá duração de 16 anos – se aprovado, vigorará até 2030.

PlanDiretor_gd

Mapa das Macroáreas

Com a aprovação em primeira votação, os vereadores agora terão prazo para apresentação de emendas. O projeto será debatido ainda em novas audiências públicas e deve passar pela votação final na segunda quinzena de maio. Daí seguirá para a sanção do Executivo.

O vereador Donato destacou que o novo PDE é fundamental para o futuro de São Paulo no sentido de tornar a cidade mais justa e acolhedora para a população.

“O espírito do projeto é fazer com que São Paulo cresça de forma mais ordenada, o que contribuirá para combater a desigualdade em nossa cidade. Por exemplo, estimulando a construção de moradias em locais bem servidos de transporte público e também perto dos empregos, para evitar os grandes deslocamentos que os paulistanos fazem hoje de casa para o trabalho”, afirmou Donato.

Confira algumas mudanças propostas no novo Plano Diretor, de acordo com o relator do projeto, vereador Nabil Bonduki:

– Recriação de uma zona rural no extremo Sul de São Paulo, para conter a expansão horizontal da cidade;
– Criação de novas Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social), ampliando áreas nas quais será incentivada a construção de habitação popular;
– Ampliação do número de residências no centro, aonde se concentram os empregos, ao mesmo tempo em que incentiva a ida de empresas para regiões periféricas;
– Prédios com mais de oito andares só serão permitidos em áreas próximas a infraestrutura de transporte público (metrô, trens e corredores de ônibus);
– Criação de um território cultural, ligando a Avenida Paulista com o centro da cidade, faixa onde se concentra grande número de espaços culturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*